Carregando...

Produto indisponível
Aguardando reimpressão

Compartilhar:
IDENTIDADE BRASILEIRA Rio Branco: o Brasil no mundo

Rubens Ricupero
72 páginas
ISBN: 85-85910-30-5

R$ 27,00  R$ 16,20

RIO BRANCO: estudioso incansável do Brasil, negociador habilíssimo, patrono da nossa diplomacia.


    Pela força do conhecimento profundo e a habilidade de negociação, Rio Branco incorporou ao território brasileiro a enorme extensão de 900 mil quilômetros quadrados, definindo nossos limites de forma precisa e com tal habilidade política que hoje, com dez vizinhos e 16 mil quilômetros de fronteiras terrestres, nem um só trecho delas é contestado.


    Na Questão do Acre, em 1903, que considerou sua mais importante vitória, conseguiu negociar com sabedoria e firmeza a incorporação ao Brasil de um território com mais de 190 mil quilômetros quadrados, no qual se produzia a borracha que, na época, correspondia a 40% das exortações brasileiras.


    Rio Branco sempre defendeu a soberania brasileira e o princípio da igualdade soberana dos Estados, que as grandes potências de sua época se recusavam a aceitar.


    Popular ao extremo, porém simples e modesto, despegado de honrarias e cargos, relutou durante meses antes de aceitar o convite para assumir a chefia do Ministério das Relações Exteriores, cargo que exerceu durante doze anos, até morrer.


    A série Identidade Brasileira se orgulha de incluir o estudo de Rubens Ricupero sobre a vida e a obra de Rio Branco, construtor da nacionalidade.


                        César Benjamin


Rubens Ricupero nasceu em São Paulo em 1937. Formado em direito, optou pela carreira diplomática, tendo ocupado inúmeros cargos relevantes no Ministério das Relações Exteriores e representado o Brasil em conferências e comitês internacionais. Foi subchefe da Casa Civil da Presidência da República em 1985, conselheiro especial do presidente em 1986, ministro do Meio Ambiente e da Amazônia em 1993 e ministro da Fazenda em 1994. Em setembro de 1995, assumiu a secretaria-geral da Unctad.

TÍtulos relacionados