Carregando...

Produto indisponível
Aguardando reimpressão

Compartilhar:
Conhecimento, sistemas de inovação e desenvolvimento

Helena Lastres, José Cassiolato e Ana Arroio (orgs.)
452 páginas
ISBN: 85-85910-71-2

R$ 52,80  R$ 31,68

Na passagem do milênio, ao mesmo tempo em que se observa a importância das transformações que afetam as formas como produzimos e vivemos, os desafios ao desenvolvimento parecem ainda mais provocadores.


    Argumentando que as tentativas de compreender o novo modo de acumulação são dificultadas por interpretações muitas vezes parciais e superficiais, este livro explora a realidade e os mitos a elas subjacentes que dificultam a compreensão dos verdadeiros processos para além das aparências e da retórica.


    Seus autores propõem diferentes formas de interpretar as características, ameaças e possibilidades associadas à emergência de um novo padrão de acumulação; à aceleração dos processos de competição, liberalização e globalização; à crescente financeirização das economias; aos novos contextos macroeconômicos; e à questão salarial e do trabalho.


    A maior parte dos capítulos tem como objetivo avançar na compreensão dos desafios específicos para países menos desenvolvidos, de modo a permitir que se elaborem sugestões de políticas e instrumentos adaptados à sua própria realidade.


    Esses esforços são particularmente relevantes por causa da ausência de um quadro referencial adequado para captar e lidar com as novas configurações. Por isso, um objetivo central do livro é aprofundar a discussão sobre instrumentais teórico-conceituais que deem conta das especificidades do novo padrão, permitindo entendê-las e atuar sobre elas.


Aloísio Teixeira

Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro


Helena Maria Martins Lastres é Ph.D. pela Universidade de Sussex, 1992. Pesquisadora Titular do IBICT/MCT e Coordenadora da RedeSist, IE/UFRJ. José Eduardo Cassiolato é Ph.D. pela Universidade de Sussex, 1992. Professor do Instituto de Economia da UFRJ e Coordenador da RedeSist, IE/UFRJ. Ana Arroio é Ph.D. pela Universidade de Sussex, 2000. Especialista da Firjan e pesquisadora associada da RedeSist, IE/UFRJ. Os três têm-se dedicado à pesquisa e ao ensino em política de desenvolvimento industrial e tecnológico, economia da inovação e do conhecimento, arranjos e sistemas produtivos e inovativos locais, áreas em que têm publicado suas contribuições no país e no exterior.