Carregando...

Produto indisponível
Aguardando reimpressão

Compartilhar:
Cronologia das Relações Internacionais do Brasil

Eugênio Vargas Garcia
492 páginas
ISBN: 978-85-85910-80-8
3ª Edição, Revista, Ampliada e atualizada até 2016
R$ 85,00  R$ 51,00

Para esta terceira edição da Cronologia das Relações Internacionais do Brasil, o período coberto pela obra foi estendido até 2016 e inúmeras modificações e inclusões foram feitas ao longo do texto, sempre com o objetivo de apresentar um resultado final o mais satisfatório possível. Embora sua estrutura básica de apresentação permaneça relativamente inalterada, foram introduzidos aperfeiçoamentos em quase todos os períodos históricos. Lacunas foram preenchidas e diversas entradas receberam tratamento mais abrangente.

Sou grato a todos os leitores, estudantes,professores e amigos que, com seus comentários e incentivos, deram o impulso necessário para que esta nova edição viesse à luz. Juntamente com o livro Diplomacia brasileira e política externa – documentos históricos,1493-2008, também lançado pela Contraponto, o público interessado tem a seu dispor duas obras que cobrem o fundamental da matéria estudada as quais esperamos que possam ser utilizadas com proveito nos seus estudos sobre as relações internacionais do Brasil.

Eugênio Vargas Garcia
nasceu em 1967, em Niterói (RJ). Graduou-se como bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília em 1991 e concluiu o mestrado em História pela mesma universidade dois anos depois. Foi pesquisador visitante associado junto ao Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford em 1999-2000, bem como professor de História Socioeconômica do Brasil no Colégio de Estudos Latino-Americanos da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) em 2004-2005. Recebeu o título de doutor em História das Relações Internacionais pela Universidade de Brasília em 2001. Diplomata do Ministério das Relações Exteriores desde 1994, serviu nas Embaixadas do Brasil em Londres, Cidade do México e Assunção, assim como na Missão do Brasil junto às Nações Unidas em Nova York. Entre outras funções em Brasília, trabalhou na Secretaria de Planejamento Diplomático do Itamaraty, foi assessor do ministro das Relações Exteriores em 2005-2009 e do secretário-geral (vice-ministro) em 2014-2015. Atualmente é chefe da Divisão das Nações Unidas e professor do Instituto Rio Branco.

TÍtulos relacionados