Carregando...

Produto indisponível
Aguardando reimpressão

Compartilhar:
Corpo negro caído no chão: o sistema penal e o projeto genocida do Estado brasileiro

Ana Luiza Pinheiro Flauzina
192 páginas
ISBN: 978-85-85910-98-3

R$ 44,00  R$ 26,40

Este livro da jovem professora Ana Luiza Flauzina é fundamental para a compreensão da questão criminal no Brasil contemporâneo. Professora e militante do movimento negro, ela se demora em sua própria história para ocupar um espaço especial, produzindo a imprescindível imbricação entre a memória singular e a coletiva. Só nesse lugar se produzem desejos de outro futuro, utopias voltadas para transformar as permanências escravocratas em nossa formação social.


    Uma das contribuições mais interessantes, pouco discutida, seriam as estratégias de desaparecimento, de extermínio da imagem física do negro no Brasil. A imprensa tem aí um papel de protagonista na produção imagética que reproduz a violenta hierarquização social brasileira. Afinal, o extermínio da imagem é o que abre caminho para a eliminação física que pontua o nosso cotidiano sangrento.


    Ao apontar, na História do Brasil, a história específica da programação criminalizante, ela demonstra como a política criminal do neoliberalismo atualiza a barbárie, impedindo rupturas com o passado escravocrata. Mas a grande contribuição do trabalho de Ana Flauzina é não escorregar nas ciladas do punitivismo e da vitimização, que atuam na despotenciação da juventude negra. Na esteira da criminologia crítica, ela demonstra a especificidade da questão criminal brasileira e o sistema penal como produtor e reprodutor de nossas violentas relações sociais.


                        Vera Malaguti Batista

TÍtulos relacionados