Carregando...

Produto indisponível
Aguardando reimpressão

Compartilhar:
Arquivos Celso Furtado 2: Economia do desenvolvimento.

Celso Furtado
256 páginas
ISBN: 9788578660109

R$ 55,00  R$ 33,00

O Centro Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento e a editora Contraponto prosseguem a publicação dos Arquivos Celso Furtado, previstos para doze volumes que reunirão a rica documentação deixada pelo nosso maior intelectual: manuscritos, notas de aulas, estudos preliminares, relatórios, correspondência, entrevistas e artigos que hoje estão inacessíveis. O primeiro volume girou em torno dos "Estudos sobre a Venezuela: subdesenvolvimento com abundância de divisas". Neste, a peça central são as detalhadas anotações de Furtado para o curso que ministrou na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1975, intitulado Economia do Desenvolvimento.


    Além da relevância do conteúdo – pois aqui vemos Furtado, como professor, em plena maturidade –, o curso tem também importância histórica por ter sido a primeira atividade acadêmica do mestre no Brasil desde a cassação de seus direitos políticos em 1964. No texto introdutório, Rosa Freire d’Aguiar Furtado, diretora da coleção, conta as circunstâncias em que ocorreu o fim do longo exílio, ainda em plena vigência do regime militar.


    Na época do curso, Furtado dedicava-se a estudar as transformações do sistema mundial, que havia experimentado o primeiro choque do petróleo e começava a deixar para trás a ordem econômica instituída pelos Acordos de Bretton Woods (1944). "Necessitamos ver mais claro o quadro geral para poder aprofundar o estudo do subdesenvolvimento", escreveu. A preocupação com o que ocorria no mundo desenvolvido vinculava-se, como se vê, à temática que ocupou grande parte do seu esforço intelectual durante toda a vida.


    Furtado recém-apresentara em Teerã o texto "O capitalismo pós-nacional", que também publicamos aqui. Suas observações, lidas hoje, se mostram proféticas: "As fronteiras dos antigos sistemas econômicos nacionais vão desaparecendo [...]. Dentro do quadro institucional atual os governos não têm a possibilidade de coordenar a ação que todo um conjunto de poderosos agentes exerce no sistema capitalista. [...] A formação de processos desestabilizadores vem aumentando de forma alarmante." A última seção desse texto fala da busca de um "novo projeto de civilização". Poderia ter sido escrita hoje.


    "A economia brasileira: 1850-1914" e "A industrialização periférica", ambos também de 1975, completam os documentos aqui reunidos. Segue-se um texto inédito em que Luiz Carlos Bresser-Pereira analisa a formação intelectual, o método e a obra de Furtado, destacando os problemas teóricos que enfrentou ao criticar as teorias dominantes e elaborar uma visão própria dos processos de subdesenvolvimento e dos caminhos a serem trilhados pela periferia do sistema-mundo. O volume termina com uma entrevista concedida por Furtado a Claudio Cerri, publicada pelo Jornal da Tarde em junho de 1975, em seguida ao seu retorno ao Brasil.


                        César Benjamin

TÍtulos relacionados