Carregando...

Produto indisponível
Aguardando reimpressão

Compartilhar:
Opção brasileira, A

César Benjamin
208 páginas
ISBN: 9788585910204

R$ 48,00  R$ 28,80

Em dezembro de 1997, longe dos holofotes da mídia, uma Consulta Popular reuniu em Itaici (SP) cerca de trezentos delegados, de todos os estados, vinculados aos mais importantes movimentos sociais do Brasil. Pessoas da cidade e do campo, religiosos e leigos, filiados ou não a partidos políticos, debateram durante vários dias a situação nacional e deliberaram levar adiante um conjunto de iniciativas voltado para constituir uma rede de militância de qualidade nova: solidária com o povo, enraizada na base da sociedade, movida pelo respeito recíproco e dotada de uma visão de conjunto dos problemas e das potencialidades do país. Não se viu ali desesperança, perplexidade ou desânimo, mas otimismo, unidade e uma serena clareza de que tempos de mudança se aproximam.


    Cumprindo uma das deliberações da reunião de ltaici, preparei este ensaio sucinto, porém abrangente, sobre o Brasil contemporâneo. Não é um programa de governo nem uma plataforma eleitoral. Tampouco se esgota na crítica do modelo atual. A análise do momento presente e as incursões pela história, contidas no texto, apenas preparam a base conceitual necessária para que, no final, se explicitem os elementos centrais de um projeto alternativo de desenvolvimento, denominado "A opção brasileira".


    O título não é casual. Pois, assim como ocorreu no fim da década de 1920, nosso país vive hoje uma época crítica. Não estamos nos referindo a uma conjuntura difícil, nem mesmo a complicações de natureza exclusivamente econômica. Está em jogo algo mais profundo: autoestima, valores, destino, identidade diante de nós mesmos e do mundo. "De forma consciente ou não", diz o texto, "seremos cada vez mais chamados a tomar decisões, num ou noutro sentido, que dizem respeito a uma pergunta decisiva: afinal, o Brasil tem sentido? Implícita ou mesmo explicitamente, há vários anos as elites e seus representantes nos dizem que não; por todos os meios, difundem esse sentimento pelo país. Nós dizemos que sim. Defendemos que o processo de construção da sociedade brasileira está longe de ter esgotado seu potencial civilizatório e que, ao contrário, o atual movimento de desconstrução da nação é que fortalece tendências que sinalizam a barbárie."


    Como se verá, somos otimistas. O futuro nunca é a projeção linear das tendências aparentes do presente. Cremos ter demonstrado que o modelo atual não se sustentará por muito tempo e que nossa sociedade tem fundamentos suficientemente sólidos para não se deixar desconstruir. Neste momento, não só os signatários deste livro, mas milhares de militantes espalhados pelo país estão trabalhando ativamente para ampliar os circuitos da cidadania e da esperança, na certeza de que, mais cedo do que muitos imaginam, nosso povo poderá trilhar novos caminhos.


                        César Benjamin

TÍtulos relacionados