Olá visitante! Faça o login ou cadastre-se  
Carrinho vazio








Teoria da relatividade especial e geral, A

Albert Einstein

136 páginas

ISBN: 978-85-85910-27-3

Tradução: Carlos Almeida Pereira

Entre março e junho de 1905, um físico desconhecido, com apenas 25 anos de idade, perito técnico de terceira classe da Repartição de Patentes de Berna (Suíça), surpreendeu o mundo ao publicar quatro artigos fundamentais sobre diferentes assuntos: o primeiro defendia a hipótese do quantum de luz, o segundo tratava de "uma nova determinação das dimensões moleculares", o terceiro estabelecia a equivalência entre massa e energia, e o quarto, depois reescrito, apresentava uma nova teoria física, logo denominada Teoria da Relatividade e, depois, Teoria da Relatividade Especial. Onze anos depois, o já consagrado Albert Einstein publicou outra versão, incorporando a gravitação, que se tornou conhecida como Teoria da Relatividade Geral. "Ninguém que a tenha compreendido", disse em seguida o autor, "pode escapar à sua magia." Estava aberto o caminho para uma nova física e uma nova cosmologia.


    Esses trabalhos são os marcos da revolução científica do século xx. Sua repercussão foi tamanha que o próprio Einstein, um reconhecido estilista da língua alemã, sentiu a necessidade de escrever uma obra de divulgação para explicar a um público mais amplo o conteúdo de suas teorias. É o texto que a Contraponto lança agora, pela primeira vez, em português.


    O estilo é belíssimo. Os raciocínios são claros. A estética do pensamento encanta, nesse grande encontro de beleza e verdade. Einstein dialoga sempre com o leitor, ouve suas interrogações, esclarece suas dúvidas, dá exemplos. Reconstitui, diante de nós, o caminho que percorreu ao criar ideias tão novas e ousadas. Refere-se respeitosamente aos grandes do passado, de Euclides a Newton. Situa humildemente as contribuições que recolheu daqueles que o antecederam, como Lorentz e Minkowski. Esclarece a gênese, o desenvolvimento e as consequências das novas teorias que, pouco antes, havia criado. Conceitos fundamentais – como espaço e tempo, por exemplo –, que pareciam evidentes e fixados para sempre, são pouco a pouco redefinidos.


    Nunca, nem antes nem depois de Einstein, o pensamento humano enfrentou desafio maior. Nunca foi tão ousado. Nunca brilhou com mais luz. Dirigido a não-especialistas, este livro nos apresenta uma síntese dessa aventura.


                        César Benjamin

 De R$ 36,00
 Por R$ 21,60
             Apresentação

             Sumário


Compartilhar:

TÍTULOS RELACIONADOS
Conceitos de força: um estudo sobre os fundamentos da dinâmica.

Max Jammer

Estudos sobre Spinoza

Kuno Fischer, J. Land, C. E. Vaughan e Léon Brunschvicg

Estudos

Gaston Bachelard

Experiência do espaço na física contemporânea, A

Gaston Bachelard

Conceitos de espaço: a história das teorias do espaço na física

Max Jammer

Sobre o erro

Victor Brochard





  • Editora Contraponto
  • Avenida Franklin Roosevelt, 23 sala 1405
  • Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP: 20021-120
  • Tel: (21) 2544-0206 / 2215-6148
  • contato@contrapontoeditora.com.br