Carregando...

Produto indisponível
Aguardando reimpressão

Compartilhar:
Trabalho e moeda hoje: a chave para o pleno emprego e a estabilidade dos preços

L. Randall Wray
248 páginas
ISBN: 85-7108-259-6
Tradução: José Carlos de Assis
R$ 44,00  R$ 26,40

Este livro trata com refinada competência do tema que está no coração de todo sistema econômico contemporâneo: as relações entre Tesouro e Banco Central na criação da moeda. O tema é, para muitos, envolto em mistério, e, por isso mesmo, objeto de tortuosas abordagens que frequentemente se prestam a pura e simples manipulação ideológica.


    Wray navega fluentemente pelos meandros da economia monetária para conduzir o leitor à conclusão de que, na interação das ações do Tesouro com o Banco Central, está a chave para o pleno emprego, e, por consequência, para a prosperidade econômica. O livro é um libelo contra as teorias de finanças que prevalecem no mundo atual.


    Esta edição brasileira chega em um momento oportuno. O Congresso Nacional prepara-se para debater a regulamentação do Sistema Financeiro e o status do Banco Central. O Executivo prolongou o compromisso do governo anterior com o Fundo Monetário Internacional para a realização de superávit no orçamento primário, tendo elevado de 3,75% para 4,25% do PIB.


    Essas iniciativas espelham outras do mesmo gênero adotadas na Europa, seja nas limitações orçamentárias autoimpostas pelo Tratado de Maastricht (recentemente violadas pela França e pela Alemanha), seja na criação do Banco Central Europeu independente. O resultado, de um ou do outro lado do Atlântico, tem sido menos estabilidade e aumento ou manutenção de taxas de desemprego em outras épocas consideradas inaceitáveis.


    Apesar do rigor analítico, não se trata de um livro indicado exclusivamente para especialistas. Recorrendo à teoria de "finanças funcionais", de Abba Lerner, Wray descreve minuciosamente os fatos e iniciativas econômicas como processos reais, daí extraindo suas consequências sem compromisso com preconceitos abstratos de finanças "saudáveis". É uma obra importantíssima que contribui para o debate de um projeto econômico para o Brasil. Vale a pena ser lida e discutida.


                        José Carlos de Assis

TÍtulos relacionados