Carregando...

Produto indisponível
Aguardando reimpressão

Compartilhar:
História trágico-marítima

Bernardo Gomes de Brito
546 páginas
ISBN: 85-7384-015-3

R$ 55,00  R$ 33,00

Nem só de glórias e conquistas foi o período áureo das Grandes Navegações. O "mar tenebroso", a "zona tórrida" e as "terras incógnitas" cobraram, como não poderia deixar de ser, um alto preço em vidas e sofrimento humanos, com uma crueza dificilmente imaginável para o homem contemporâneo.


    No ano em que se comemora a chegada de Vasco da Gama à Ãndia – um dos momentos centrais da história da humanidade e o responsável direto pela descoberta do Brasil – publica-se pela primeira vez entre nós esta "História trágico-marítima", um dos maiores monumentos da prosa de língua portuguesa nos séculos XVI e início do XVII. Reverso das glórias de "Os Lusíadas", que no entanto a menciona em alguns de seus momentos mais pungentes, consiste nos relatos verídicos de alguns dos mais terríveis naufrágios sofridos pelas naus portuguesas, sobretudo as da "Carreira das Ãndias", com a descrição dos horríveis sofrimentos de seus sobreviventes em terra, atacados por aborígenes, martirizados pela sede, pela fome, pelo calor, pelo frio e pelas febres, para não falar das insuperáveis agonias da sobrevivência no mar, sobre os destroços, e toda a infinita angústia de uma época em que, totalmente ao contrário da nossa, as distâncias eram barreiras fatais e intransponíveis.


    Compiladas no século XVIII por Bernardo Gomes de Brito, cada uma dessas relações foi escrita diretamente por um dos sobreviventes de cada naufrágio. Daí a impressionante marca de verdade que emana de todas elas, em meio a ataques de corsários, tempestades amedrontadoras, vagas gigantescas, desesperançadas expedições por terras destituídas de todo sustento humano, entre animais selvagens e cafres furiosos, onde mais doía ainda a lembrança da pátria e dos próximos, e onde a fé religiosa era a única consolação e o único sustento.


    Livro central de todo o período dos Grandes Descobrimentos, livro de aventuras que superam todas as imaginadas pela ficção, em "História trágico-marítima" encontrará o leitor brasileiro a visão mais concreta dessa época lendária, em que a ambição desmedida, a corrupção, o sofrimento e a morte andavam de braços dados com as glórias que muito mais frequentemente procuramos lembrar.


                        Alexei Bueno

TÍtulos relacionados