Carregando...

Produto indisponível
Aguardando reimpressão

Compartilhar:
Ruas e a democracia, As: ensaios sobre o Brasil contemporâneo

Marco Aurélio Nogueira
228 páginas
ISBN: 9788589216449

R$ 33,00  R$ 19,80

Este As Ruas e a Democracia nos chega em boa hora, vindo da reflexão do cientista social Marco Aurélio Nogueira sobe o movimento de junho, que rompeu com fúria a aparente calmaria da superfície da política e pôs por terra a ilusão de que estávamos no limiar do fim da história do Brasil. A política do conservar-mudando, insígnia da revolução passiva, em nome de pragmatismo sem princípios, manteve, até então, a sociedade imobilizada politicamente, desde as elites empresariais aos sindicatos de trabalhadores, dos intelectuais à vida popular, por uma política de contínua cooptação dos seus quadros, lideranças e movimentos sociais, trazendo para o interior da malha estatal a tudo e todos, dando partida a mais um surto de modernização " por cima".


    Foi essa a política regressiva – embora, retoricamente, apontasse em direção à mudança – que levou o PT a "mergulhar fundo no sistema" , segundo o autor, a quem ficamos devendo a exploração dos fundamentos da crise que nos ronda, que não necessariamente está fadada a conhecer um final feliz. O diagnóstico ponderado e cuidadoso que o leitor tem em mãos, não tergiversa em sua conclusão: " o PT tornou-se parte da crise".


    Mas sua análise evita o viés idiossincrático: nela está presente o reconhecimento de que "a sociedade brasileira mudou em profundidade" nessas últimas décadas de modernização, tornando-se "mais dinâmica e mais diferenciada, com mais mobilidade social, novas culturas e novas expectativas". Os êxitos daí derivados, contudo, longe de legitimar a política dominante, teriam conduzido, em suas palavras, tal como se constata uma ultrapassagem do sistema político pela sociedade.


    Nesse novo cenário, podem prosperar "visões especializadas", éticas de convicção, mas não uma política que descubra a saída desse labirinto de ruas em que mantemos. Com método, largueza de propósitos e equilíbrio, marcas registradas do autor, aí está o mapa que pode nos servir de guia para nos safarmos dele.


    Luiz Werneck Vianna

    Professor/pesquisador da Pontifica

    Universidade Católica do Rio de

    Janeiro(PUC-RJ)

TÍtulos relacionados