Carregando...
Compartilhar:
Política, Relações Sociais e Cidadania

Jose Antonio Segatto
227 páginas
ISBN: 978-85-89216-50-0

R$ 38,00  R$ 22,80

José Antônio Segatto narra neste livro o longo processo de generalização da cidadania no Brasil, ainda incompleto nesses nossos tempos. Um caminhar dos brasileiros, sofridos sob uma ordem social secularmente excludente, e difícil, no século XX, durante décadas, com obstáculos à participação política. O autor mostra como a vida política nacional foi sufocada pelos ditaduras do Estado Novo do regime de 1964.

Segatto aposta na possibilidade de mudanças. Relata lutas pluralistas pela democracia e pela conquista e ampliação de direitos, conferindo toda a importância à tendência à democratização política que, a partir da anistia de 1979, afirma-se expressando uma sociedade em contínuo processo de complexificação. Ele valoriza os novos traços do Brasil contemporâneo - a vigência plena do Estado democrático progressista e de justiça social contido na Constituição de 1988.

O livro de dirige ainda aos grupos de esquerda militantes de hoje. Em três das suas sete seções, Segatto repassa autocriticamente a história do PCB, o seu partido. Chama a atenção para a transformação, a partir 1958, do PCB em partido propriamente da política e compromissado com a democracia, evolução oposta ao rumo de áreas da esquerda brasileira que, década e meia de século XXI, seguem desqualificando a política e a democracia.

TÍtulos relacionados