Carregando...
Compartilhar:
Coleção Saturnino Braga

Roberto Saturnino Braga
744 páginas
ISBN: 978-85-7866-124-3

R$ 150,00  R$ 90,00

Em comemoração ao lançamento de Itinerância, novo livro de Roberto Saturnino Braga, a Contraponto faz uma promoção com quatro livros do autor lançados pela editora.

Itinerância
Este livro é uma grande lição sem as amarras da didática. O autor escreve o que pensa e o que sente, sem se incomodar com opiniões discordantes e sem incorporar a arrogância. Por isso não impõe. Propõe.

Saturnino Braga é marcado por invejável serenidade política. Ele, porém, não sufoca a coragem.

Positivismo e construtivismo nas teorias do conhecimento, da sociedade e das organizações
A teoria de Habermas é frequentemente usada para pensar a política em termos de construção e exercício de um poder comum, em oposição às compreensões pretensamente realistas que reduzem a política a uma arena de disputas voltadas para a conquista e exercício de um poder autossuficiente e opaco. Uma das propostas deste livro é a de que os conceitos habermasianos podem ser usados para pensar também as ações e interações humanas dentro das organizações, que são parte essencial do processo de estruturação da sociedade.

Ética e política
Um volume de seus artigos, precedidos de um pequeno e trabalhado ensaio sobre um tema que tem sido preocupação constante durante toda a sua vida política: as relações, difíceis, entre a política e a ética. Fruto de reflexões elaboradas em cinquenta anos de vivência da política brasileira, o novo livro de Saturnino traz uma contribuição importante para a grande polêmica que hoje se trava sobre o assunto, no Brasil e em todo o mundo democrático.

Democracia participativa no Rio de Janeiro 1986-1988
Este livro conta a história de um mandato socialista na Prefeitura do Rio de Janeiro, liderado por Saturnino. Ele sabia bem, desde o início, que não podia contar com recursos para investimentos em obras, mas fez compromisso com importantes investimentos sociais destinados a reduzir as desigualdades gritantes da cidade. Saturnino foi o primeiro prefeito do Rio eleito pelo povo após a ditadura militar e tentou implementar um mandato participativo.