Carregando...
Compartilhar:
IDENTIDADE BRASILEIRA Villa-Lobos: alma brasileira

Maria Maia
64 páginas
ISBN: 9788585910310

R$ 27,00  R$ 16,20

VILLA-LOBOS: autodidata, virtuose, compositor genial, brasileiro apaixonado, iconoclasta.


    Bastante jovem, Villa-Lobos viajou por todo o Brasil, fazendo parcerias com músicos populares do Nordeste e chegando a conviver na Amazônia com tribos indígenas ainda arredias. Extraiu das fontes mais profundas da alma musical brasileira a inspiração para mais de mil composições: sinfonias, poemas sinfônicos, estudos para violão, choros, bachianas, cirandas e serestas.


    Apaixonado pelo Brasil e convencido de sua originalidade, mesclou genialmente Bach e o canto gregoriano com as melodias indígenas e os ritmos dos "chorões" de sua juventude carioca.


    Na Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo, marco do movimento modernista, foi vaiado e aplaudido pela novidade de sua música precursora.


    Entusiasmado, e certo de sua importância, concebeu audacioso programa de educação musical, formando centenas de professores, organizando e regendo corais com mais de 40 mil estudantes.


    A obra de Villa-Lobos, o mais importante compositor clássico das Américas, é responsável até hoje pela maior arrecadação de direitos autorais de artista brasileiro no exterior.


    A série Identidade Brasileira se orgulha de incluir o estudo de Maria Maia sobre a vida e a obra de Villa-Lobos, brasileiro genial.


                        César Benjamin


Socióloga, antropóloga e mestre em comunicação social pela Universidade de Brasília, Maria Maia é editora da TV Senado, onde dirigiu, entre outros, os especiais "Machado de Assis, alma curiosa de perfeição", e a série ‘Redescobrindo o Brasil". Poetisa e ensaísta, colabora com jornais e revistas especializadas. Produziu e dirigiu os vídeos "Espelhos abomináveis", baseado em J. L. Borges, e "Inferno e paixão", baseado em Clarice Lispector. No CD-rom "Acumularte", reuniu trabalhos em várias linguagens poéticas (versos, vídeos e pinturas), além de roteiros e ensaios.

TÍtulos relacionados