A América Latina concebeu e acumulou, por sete décadas, desde o
final da década de 1940, um original patrimônio acadêmico para
pensar as especificidades do processo de desenvolvimento na condição
periférica. Infelizmente, a riqueza, a autonomia, a excentricidade
e a complexidade desse pensamento social e polÃtico crÃtico,
desenvolvido nesse continente, não tiveram as merecidas divulgação,
visibilidade e influência, sobretudo no ambiente acadêmico
eurocêntrico e anglo-saxão.
A escola latino-americana de pensamento crÃtico, histórico e
estrutural contribuiu muito – e, hoje renovada, poderia colaborar
ainda mais – para lançar luz sobre as limitações e parcialidades dos
enfoques elaborados nos paÃses centrais.
Este livro procura recuperar os aportes originais daquele patrimônio
disponÃvel, mas pouco mobilizado na academia internacional,
e sua contribuição ao entendimento atual do complexo processo
de reestruturação do capitalismo global e das oportunidades,
constrangimentos e desafios postos à América Latina no contexto
mundial.