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Consciência e realidade nacional. Volume II: A consciência crÃtica
Ãlvaro Vieira Pinto
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"Para a mentalidade ingênua, a nação é coisa que "já existe", e precisamente enquanto coisa. Está feita, sua realidade é completa, ainda que admitindo-se que sofra modificações ao longo da história. (...) Ora, o que a consciência crÃtica desvendará é justamente o oposto: é a minha atividade que torna possÃvel a existência da nação. A nação não existe como fato, mas como projeto. Não é o que no presente a comunidade é, mas o que pretende ser, entendendo-se a palavra "pretende" em sentido literal, como ‘pre-tenderÂ’, tender antecipado para um estado real. (...) A comunidade constitui a nação ao pretender ser, porque é assim que a constitui no projeto de onde deriva a atividade criadora, o trabalho. A nação resulta, pois, de um projeto de comunidade, posto em execução sob a forma de trabalho." Ãlvaro Vieira Pinto * * * Com a reedição dos dois grandes volumes de "Consciência e realidade nacional", publicados pela primeira vez em 1960 e há muitos anos esgotados, a editora Contraponto prossegue o projeto de tornar disponÃveis ao público leitor brasileiro as principais obras de um dos nossos maiores filósofos. Antes, editamos o inédito "O conceito de tecnologia", também em dois volumes, "A sociologia dos paÃses subdesenvolvidos" e "Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa cientÃfica". A sequência prosseguirá. Ãlvaro Vieira Pinto (1909-1987) foi catedrático da Faculdade Nacional de Filosofia da então Universidade do Brasil (hoje UFRJ), professor admiradÃssimo por várias gerações de alunos e um dos principais animadores do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (Iseb), a mais importante entidade envolvida nos debates do ciclo desenvolvimentista nas décadas de 1950 e 1960. Foi para o exÃlio depois do golpe militar de 1964. Sua obra, até hoje revelada aos poucos, mantém um fio condutor que revela um ambicioso projeto intelectual: discutir o ser nacional à luz de uma visão filosófica e antropológica do conceito de trabalho, central para propiciar uma leitura histórica da sociedade. Impulsionado pelo trabalho, o processo de desenvolvimento deve propiciar recursos cada vez mais elaborados para o homem lidar com a realidade: "O modo pelo qual o homem vê o mundo tem como uma das causas condicionadoras a natureza do trabalho que executa e a qualidade dos instrumentos e processos que emprega." Mas o desenvolvimento da nação tem implicações mais vastas. Ele só pode ocorrer em paralelo à transição da "consciência ingênua" (aquela que ignora os fatores e condições que a determinam) para a "consciência crÃtica" (aquela que apreende a realidade como um processo dinâmico, formatado pela história, na qual se insere). Nestes volumes, Vieira Pinto analisa as caracterÃsticas fundamentais da "consciência ingênua" e discute as condições de sua superação, que, ao fim e ao cabo, deve conduzir o pensamento a ser regido por categorias como objetividade, totalidade, racionalidade, liberdade, atividade e nacionalidade. O nacionalismo revolucionário, que propõe, tem como referência "o projeto de uma nação a fazer". Exatamente o desafio brasileiro atual, colocado de forma ainda mais aguda neste inÃcio do século XXI. Cesar Benjamin |
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Sociologia dos paÃses subdesenvolvidos, A Ãlvaro Vieira Pinto | |
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Conceito de tecnologia, O - volume 2 Ãlvaro Vieira Pinto | |
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Consciência e realidade nacional. Volume I: A consci... Ãlvaro Vieira Pinto | |
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Ciência e existência: problemas filosóficos da pes... Ãlvaro Vieira Pinto | |
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Conceito de tecnologia, O - volume 1 Ãlvaro Vieira Pinto | |
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