Carregando...
Compartilhar:
Metáfora e melancolia: ensaios médico-filosóficos

Jackie Pigeaud
200 páginas
ISBN: 9788578660079
Tradução: Ivan Frias (org.)
R$ 49,00  R$ 29,40

Um pensamento forte, capaz de responder profundamente às interrogações que a existência faz brotar em suas diferentes faces, acaba sempre por transpor as fronteiras do espaço e do tempo. "Metáfora e Melancolia: ensaios médico-filosóficos" poderia ser uma ilustração desse pensamento, mas é mais do que isso. Este livro mostra o que se pode produzir em torno de uma pesquisa fecunda e de fôlego.


    Não se trata aqui de uma simples tradução de alguns estudos em torno da questão da melancolia, mas de um verdadeiro encontro entre um pensador francês, Jackie Pigeaud, e um brasileiro, Ivan Frias. Por ser também médico, este último confrontou-se, desde muito cedo, com as relações complexas que entrelaçam corpo e alma, encontrando na obra de Jackie Pigeaud matéria para nutrir sua própria pesquisa. Então, num gesto de generosidade, Ivan Frias deu a conhecer ao leitor brasileiro o trabalho cuja riqueza e pertinência ele mesmo pôde aquilatar.


    Em perfeita sintonia com o autor, estes textos foram selecionados e traduzidos. E se o percurso de Ivan Frias na medicina colocou-o desde o início em contato com o Corpus Hippocraticum, seus trabalhos sobre Proust o conduziram em seguida a refletir sobre a melancolia e a relação que ela estabelece com a criação poética e literária. Estes os elementos que o avalizam a abordar e traduzir, da melhor forma, os textos de Jackie Pigeaud.


    Jean-Luc Pouliquen

    poeta e crítico literário



    Jackie Pigeaud é filólogo e latinista, professor emérito da Universidade de Nantes, membro do Institut Universitaire de France, autor de "La Maladie de l`ame" (1981), "Folie et cures de la folie chez les médecins de l`antiquité gréco-romaine" (1987), "L’Art et le vivant" (1995), "Poésie du corps" (1999), "Aux Portes de la psychiatrie. Pinel, l’ancien et le moderne" (2001) e "Poétiques du corps: aux origines de la médecine" (2008).

TÍtulos relacionados