Carregando...
Compartilhar:
Teoria da relatividade especial e geral, A

Albert Einstein
136 páginas
ISBN: 978-85-85910-27-3
Tradução: Carlos Almeida Pereira
R$ 58,00  R$ 34,80

Entre março e junho de 1905, um físico desconhecido, com apenas 25 anos de idade, perito técnico de terceira classe da Repartição de Patentes de Berna (Suíça), surpreendeu o mundo ao publicar quatro artigos fundamentais sobre diferentes assuntos: o primeiro defendia a hipótese do quantum de luz, o segundo tratava de "uma nova determinação das dimensões moleculares", o terceiro estabelecia a equivalência entre massa e energia, e o quarto, depois reescrito, apresentava uma nova teoria física, logo denominada Teoria da Relatividade e, depois, Teoria da Relatividade Especial. Onze anos depois, o já consagrado Albert Einstein publicou outra versão, incorporando a gravitação, que se tornou conhecida como Teoria da Relatividade Geral. "Ninguém que a tenha compreendido", disse em seguida o autor, "pode escapar à sua magia." Estava aberto o caminho para uma nova física e uma nova cosmologia.


    Esses trabalhos são os marcos da revolução científica do século xx. Sua repercussão foi tamanha que o próprio Einstein, um reconhecido estilista da língua alemã, sentiu a necessidade de escrever uma obra de divulgação para explicar a um público mais amplo o conteúdo de suas teorias. É o texto que a Contraponto lança agora, pela primeira vez, em português.


    O estilo é belíssimo. Os raciocínios são claros. A estética do pensamento encanta, nesse grande encontro de beleza e verdade. Einstein dialoga sempre com o leitor, ouve suas interrogações, esclarece suas dúvidas, dá exemplos. Reconstitui, diante de nós, o caminho que percorreu ao criar ideias tão novas e ousadas. Refere-se respeitosamente aos grandes do passado, de Euclides a Newton. Situa humildemente as contribuições que recolheu daqueles que o antecederam, como Lorentz e Minkowski. Esclarece a gênese, o desenvolvimento e as consequências das novas teorias que, pouco antes, havia criado. Conceitos fundamentais – como espaço e tempo, por exemplo –, que pareciam evidentes e fixados para sempre, são pouco a pouco redefinidos.


    Nunca, nem antes nem depois de Einstein, o pensamento humano enfrentou desafio maior. Nunca foi tão ousado. Nunca brilhou com mais luz. Dirigido a não-especialistas, este livro nos apresenta uma síntese dessa aventura.


                        César Benjamin

TÍtulos relacionados