Carregando...
Compartilhar:
Causalidade e acaso na física moderna

David Bohm
336 páginas
ISBN: 9788578661120
Tradução, apresentação e notas

Rodolfo Petrônio
R$ 96,00  R$ 57,60

"O livro começa com uma discussão sobre a causalidade e o acaso nas leis da natureza em geral. Segue-se uma explicação mais detalhada de como essas categorias manifestam-se na física clássica, em cujo desenvolvimento foi muito importante a noção de que o Universo podia ser comparado a um gigantesco mecanismo. Mas os desenvolvimentos mais recentes da física, particularmente os da teoria da relatividade e da mecânica quântica, não podem ser encaixados em uma filosofia mecanicista. Ao contrário, eles sugerem fortemente a necessidade de uma abordagem geral radicalmente nova. A interpretação usual da teoria quântica não fornece uma ideia clara do grande alcance dessa mudança."

David Bohm


O físico teórico David Bohm (1917-1992) é reconhecido por suas relevantes contribuições em fundamentos da mecânica quântica. Em especial, Bohm desenvolveu a interpretação causal da mecânica quântica, também conhecida como interpretação de Bohm – De Broglie por sua conexão com a descrição através de ondas-piloto desenvolvida por De Broglie na década de 1920. A pesquisa desenvolvida por Bohm expõe claramente a não localidade do mundo quântico e permite uma fecunda reinterpretação dos processos de medida desses sistemas.


Em virtude de perseguições políticas no período macartista, Bohm abandonou os Estados Unidos, sendo acolhido pelo Brasil, que lhe concedeu cidadania, em 1951. Durante o período em que trabalhou na Universidade de São Paulo, o pesquisador escreveu e publicou os artigos fundadores de sua teoria quântica. Posteriormente, decidiu fixar moradia na Inglaterra, que lhe concedeu sua terceira cidadania.


No livro "Causalidade e acaso na física moderna", David Bohm elabora sua filosofia da natureza a partir da compreensão das relações causais entre os fenômenos naturais e o modo pelo qual as ciências exatas são estruturadas, na forma de leis e contingências. A apresentação dos fundamentos da mecânica quântica é particularmente clara e precisa. Sobretudo, encontramos aqui uma investigação filosófica perspicaz, que age como combustível para o pensamento científico.


Felipe T. Falciano

Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF)

TÍtulos relacionados