Nos primeiros trinta anos do século XX já era intensa a
reflexão sobre a cultura de massas. Coube a Walter Benjamin (1892-1940) redigir o texto
que se tornou referência no tema: "A obra de arte na era
da sua reprodutibilidade técnica". Sintético e abrangente,
ele analisa o impacto das imagens técnicas e as novas
formas de percepção na modernidade.
  Até épocas recentes, a obra era única, e as cópias eram falsificações. Mas a simbiose entre técnica e arte produziu alterações tanto na criação quanto na recepção. Além da possibilidade ampliada de reproduzir obras,
também surgem obras criadas para serem multiplicadas em série, especialmente graças à fotografia e ao cinema.
A contemplação individual de uma obra
única deu lugar à percepção coletiva e distraÃda de
cópias amplamente disseminadas.
  O novo contexto eliminou a "aura", aquela combinação
de inacessibilidade, originalidade e autenticidade que nascia
de uma relação especÃfica entre o observador e o objeto artÃstico. Fabricadas em massa, as mercadorias da indústria cultural também são produzidas para as massas. À obra de arte assim reificada corresponde a alienação de seus consumidores na recepção coletiva, agora tornada universal.
  O componente tradicional da herança cultural desaparece,
mas de alguma forma também é retomado. O culto aos Ãdolos, promovido pela indústria cinematográfica, e a estetização fascista da polÃtica tentam renovar a "aura" na era da mÃdia e da polÃtica de massas. Benjamin conclui, premonitoriamente, em 1934: "O fascismo busca organizar as massas proletárias, sem no entanto tocar no regime de propriedade que essas massas desejariam abolir. Vê sua salvação não em fazer valer o direito das massas, mas em permitir que elas se manifestem. [...] O fascismo desemboca, portanto, em uma estetização da polÃtica. [...] Todos os esforços para estetizar a polÃtica culminam em um só lugar: a guerra."
  O ensaio de Benjamin teve várias versões, com diferenças significativas. A que o autor considerou definitiva, publicada postumamente, abre este volume. Seguem-se os "Comentários" de Detlev Schöttker, que contextualizam a produção e a recepção do texto e incluem cartas trocadas entre Benjamin, Horkheimer e Adorno, e dois ensaios luminosos sobre esse potente escrito benjaminiano, de autoria de Susan Buck-Morss e Miriam Hansen.
            Cesar Benjamin
Detlev Schöttker é professor da Universidade Técnica de Dresden e um dos mais reconhecidos pesquisadores da obra de Walter Benjamin. Entre seus livros publicados estão "Walter Benjamin: Werke und Nachla. Kritische Gesamtausgabe" e
"Walter Benjamin: Das Kunstwerk im Zeitalter seiner technischen Reproduzierbarkeit Kommentar", traduzido neste volume.
Miriam Hansen foi uma das fundadoras do Departamento
de Cinema e Estudos de MÃdia da Universidade de Chicago. Publicou "Babel and Beyond: Spectatorship in American Silent Film" e numerosos ensaios. Seu segundo livro, "Cinema and Experience: Siegfried Kracauer, Walter Benjamin, and Theodor W. Adorno" é uma das principais contribuições para os estudos do cinema e a Escola de Frankfurt.
Susan Buck-Morss é professora de Filosofia PolÃtica e Teoria Social na Universidade de Cornell. Publicou, entre outros livros, "The Dialetics of Seeing: Walter Benjamin and The Arcades Project", "Dreamworld and Catastrophe: The Passing of Mass
Utopia in East and West" e "Hegel, Haiti, and Universal History."
"A técnica da reprodução, assim podemos formular,
separa aquilo que foi reproduzido e o âmbito da tradição.
Ao multiplicar a reprodução, ela substitui a existência única por uma existência serial. E, na medida em que a reprodução permite que o receptor tenha acesso à obra em qualquer circunstância, ela a atualiza. Esses dois processos provocam um forte abalo na tradição, constituindo o reverso da crise atual e da renovação da humanidade. Eles estão em estreita relação com os movimentos de massas da nossa época.
Seu agente mais poderoso é o cinema. Seu significado social, também em sua forma mais positiva, não é compreensÃvel sem o seu lado destrutivo, catártico: a liquidação do
valor tradicional no patrimônio cultural."
            Walter Benjamin
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