Carregando...

Produto indisponível
Aguardando reimpressão

Compartilhar:
Diplomacia Brasileira e Política Externa

Eugênio Vargas Garcia
752 páginas
ISBN: 9788578660093

R$ 126,00  R$ 75,60

Pela primeira vez, um único volume reúne documentos que contam mais de quinhentos anos de história das relações diplomáticas do Brasil, dos primórdios do período colonial aos dias de hoje. São 195 tratados, acordos, convenções, declarações, leis e decretos, circulares, instruções a diplomatas, relatórios, discursos e pronunciamentos, sendo 16 da época colonial, 51 do Império, 38 da República Velha, 61 do período 1930-1985 e 29 dos anos recentes, além de vasta bibliografia, formando um painel particularmente útil para pesquisadores, professores e estudantes de relações internacionais, diplomacia, história e disciplinas afins. Todos os textos foram cuidadosamente revistos e tiveram sua ortografia atualizada, sempre com o cuidado de preservar sua estrutura básica e respeitar a linguagem usada por seus autores.


    "Não conheço nenhuma outra iniciativa do gênero no Brasil que tenha sido animada pela mesma concepção didática", diz o embaixador Rubens Ricupero no prefácio. "Não se dispunha até agora de nenhuma coletânea organizada com propósitos de auxiliar o ensino e o estudo da história diplomática, pondo à disposição de professores e estudantes uma sequência completa, desde os tempos da Colônia até o momento que estamos vivendo. [...] Ficamos a dever mais este serviço relevante à história das relações internacionais do Brasil a Eugênio Vargas Garcia, a quem já éramos todos devedores por outro empreendimento que exigiu igualmente beneditino zelo e precisão de erudito, a Cronologia das Relações Internacionais do Brasil."


    Os documentos começam antes mesmo da viagem de Pedro Ãlvares Cabral, com a bula papal Inter Coetera, de 1493, e o Tratado de Tordesilhas, de 1494, que tanta influência exerceram nos primórdios da formação do Brasil, e chegam até o Tratado Constitutivo da Unasul, de 2008. "A seleção", diz Eugênio Vargas Garcia, "além de tornar viável a edição de um livro acessível a um público mais amplo, traz documentos essenciais que fornecem uma amostra abrangente de temas que integram atualmente o campo de estudo da história das relações internacionais do Brasil."


    Eugênio Vargas Garcia é bacharel em relações internacionais, mestre em história e doutor em história das relações internacionais pela Universidade de Brasília, além de formado em diplomacia pelo Instituto Rio Branco, onde é professor titular. Foi pesquisador associado junto ao Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford e professor de história socioeconômica do Brasil na Universidade Autônoma do México. Além de artigos em revistas especializadas, no Brasil e no exterior, publicou "O Brasil e a Liga das Nações (1919-1926): vencer ou não perder" (Editora da UFRGS), "Cronologia das relações internacionais do Brasil" (Contraponto) e "Entre América e Europa: a política externa brasileira na década de 1920" (Editora da UnB/Funag).

TÍtulos relacionados